Má absorção de gordura causa deficiência de vitamina E

Nosso corpo é como uma máquina: todas as suas partes e funções são importantes e, quando alguma coisa não funciona bem, todo o resto pode sofrer. É o que acontece, por exemplo, com a má absorção de gordura, que também prejudica a absorção de vitamina E.

A vitamina E é um poderoso antioxidante que tem o poder de reduzir os danos dos radicais livres, combater a inflamação e ajudar a retardar o envelhecimento das células, além de combater problemas como doenças cardíacas. A deficiência de vitamina E causa danos aos tecidos e está associada ao aumento do risco de infecções e anemia, já que o nutriente é responsável por aumentar a ação das células de defesa. O paciente também pode apresentar fraqueza muscular e problemas na visão e no equilíbrio corporal. Para as gestantes, a falta da substância inibe o crescimento do bebê na barriga.

Mas o que os níveis de vitamina E têm a ver com a absorção de gordura? Essa vitamina é lipossolúvel, ou seja, no organismo, ela se dilui em gordura. Logo, sem gordura não há vitamina E.

Existem três causas possíveis para a má absorção de gorduras: doenças do intestino delgado, como espru tropical, síndrome do intestino curto e ileíte; doenças do trato biliar ou hepático, como colestase e cirrose; e insuficiência pancreática exócrina, como pancreatite, câncer e fibrose cística. Para evitá-las, é importante manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e peso adequado. Vistas periódicas ao médico também são essenciais.