Com surtos de febre amarela se espalhando, muitas dúvidas (e um certo pânico) se espalharam entre a população – de lugares afetados ou não. Muitas das dúvidas dizem respeito à vacinação.
A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e o controle da doença e é aplicada gratuitamente em Postos de Saúde e Clínicas da Família, em todos os municípios do País. Basta uma dose para estar protegido.
A vacina é produzida a partir do vírus vivo atenuado e tem uma eficácia de 95%, ou seja, possui ampla proteção. Os anticorpos protetores (células de defesa) aparecem no organismo, em média, dez dias após a vacinação. Por isso, não é recomendado viajar ou ingressar em áreas de risco da doença antes desse período estar completo.
São indicados para tomar a vacina crianças a partir de 9 meses de idade e adultos com até 60 anos incompletos. Há situações especiais em que crianças são vacinadas a partir dos 6 meses. Nesses casos, porém, a imunização deve ser feita apenas com orientação médica. Outro grupo recomendado para vacinação é o composto por pessoas residentes em área de mata ou zonas de risco.
No Brasil, as áreas recomendadas para vacinação são estados das regiões Norte e Centro-Oeste; Minas Gerais, Espírito Santo e Maranhão; alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, Sergipe, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Existem ainda países cuja vacinação é obrigatória para os visitantes, como Austrália, Cingapura, Arábia Saudita, China, Filipinas, países da África, entre outros.