Dieta vegetariana também precisa de equilíbrio

Dietas vegetarianas são cada vez mais comuns. E há três tipos: a restrita, que não utiliza nenhum produto de origem animal; a ovolactovegetariana, que permite a ingestão de ovos; e a lactovegetariana, que usa como produtos de origem animal somente leite e seus derivados.

Mas como qualquer outro estilo de alimentação, essa também só podem ser adotadas se o equilíbrio for mantido. Não é incomum, por exemplo, que os adeptos substituam o consumo de carnes e dos demais itens de origem animal aumentando a ingestão de outros alimentos, como massa, o que pode elevar os níveis de colesterol ou os triglicerídeos. Dessa forma, a abolição do consumo de carne em prol da saúde perde seu sentido.

A aposta certa para quem que adotar o estilo vegetariano de se alimentar é uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e fibras. Gorduras saturadas, principalmente do tipo trans, precisam ser evitadas porque colaboram com o aumento do colesterol. Ao contrário das gorduras insaturadas, presentes em alimentos como azeite, abacate, nozes, castanhas e amendoim.