A febre amarela é uma doença viral transmitida por dois tipos de mosquitos, o Haemagogus Sabethes e o Aedes Aegypti, mesmo transmissor de dengue, zika e chukungunya. Pessoas não transmitem para outras pessoas, nem primatas são transmissores capazes de infectar seres humanos.
Há dois ciclos de transmissão para essa doença.
- Silvestre: florestas e áreas de mata
Em áreas de mata, os principais hospedeiros do vírus são os macacos, e o mosquito transmissor, o Haemagogus Sabethes, tem hábitos unicamente silvestres – ou seja, ele nasce, vive e morre apenas em áreas de mata.
- Urbanos: cidades
Nas cidades, o único hospedeiro é o ser humano, e o mosquito transmissor é o Aedes Aegypti.
Após a infecção, o vírus permanece circulando na corrente sanguínea durante sete dias e, nesse período, pode ocorrer a contaminação de outros mosquitos.
Na maioria das vezes, os sintomas são de intensidade leve a moderada, e em 10% dos casos, a doença pode evoluir para a forma grave. Os primeiros sintomas da febre amarela podem aparecer entre 3 e 15 dias. São eles:
- Febre de início abrupto
- Calafrios
- Dor de cabeça
- Dor nas costas
- Dor muscular
- Cansaço
- Enjoos
- Vômitos
Esses sintomas duram, geralmente, três dias, podendo ocorrer, em seguida, a diminuição da temperatura e dos sintomas, com sensação de melhora completa, evoluindo para a cura. Pode acontecer também de a sensação de melhora durar de algumas horas a dois dias e, então, a doença evoluir para sua forma mais grave, com os seguintes sintomas:
- Febre alta
- Icterícia (olhos amarelos)
- Diminuição do volume de urina
- Sangramentos pela gengiva, pelo nariz, pelo ouvido, pelo estômago (vômitos tipo borra de café) e pela urina
Não existe medicamento específico para o tratamento da febre amarela, mas sim cuidados básicos, como repousar, beber bastante líquido e medicamento para os sintomas, que devem ser prescritos pelo médico.